5 plantas brasileiras para começar sua floresta urbana

Por Mamangava | 10/8/2022 | Dicas e Cuidados, Urban Jungle

Pensando em entrar para o time dos pais ou mães de plantas, mas não sabe muito bem por onde começar? Então, bora anotar a listinha que a Mamangava preparou com plantas brasileiras muito fáceis de cuidar para quem está chegando agora no universo do urban jungle. Confira!

bromeliamarmorata-p-preguiça-terracota-1

1. Bromélia

Quando o assunto é planta resistente, não tem pra ninguém! Fácil de cuidar, a bromélia é uma espécie altamente adaptável, por isso vai bem tanto em ambientes internos como externos da casa. Para não errar, a dica é posicioná-la em um lugar iluminado e, na hora da rega, não esquecer de completar o seu “copinho” interno de água – e não se preocupe, ela não vai acumular mosquitos da dengue.

Na Mamangava, você pode escolher entre Bromélia Porto Seguro, Bromélia Compacta e Bromélia Marmorata.

mandacaruazul-p-tuiuiu-vermelho-1

2. Mandacaru

Sim, a gente sabe que muitos jardineiros – seja ele iniciante ou não – já mataram cactos nessa vida. Mas não dá pra negar que a espécie é resistente pra danar! Afinal, aguenta o sol quente e a temporada de seca, típicos da Caatinga, como ninguém. Dito isso: você vai colocar o seu cacto em um ambiente interno, onde não há incidência de luz direta na planta? Não, né! A espécie gosta de sol queimando, além de acumular muita água. Por isso, o ideal é deixá-la em um ambiente externo ou local que receba BASTANTE incidência de raios solares. Em relação a rega, menos é mais. No geral, aguar a cada 15 dias é mais que suficiente! 

Na Mamangava, você pode escolher entre o Mandacaru, Mandacaru Azul e Mandacaru de Facho.

cactomacarrao-p-tuiuiu-café-1

3. Ripsális

As plantas dessa espécie são denominadas epífitas. Isso significa que elas utilizam o tronco de outras plantas para alcançar mais luz e, por estarem longe do solo, são altamente adaptáveis para garantir a captação de água e nutrientes necessários para o seu desenvolvimento – características que já demonstram o quanto elas são resistentes. Em casa, procure deixá-la em ambientes bem iluminados, mas sem a incidência direta de raios solares nas folhas das plantas. Na hora de regar, enfie o dedo na terra e o observe: se o dedo sair sujo, sinal que o substrato ainda está úmido e não precisa ser aguado. Caso o dedo saia limpo, pode regar sem medo!

Na Mamangava, você pode escolher entre as Ripsális Serrote e Ripsális Pilocarpa.

clusia-m-guara-vermelho-2

4. Clúsia

Assim como as adoradas suculentas, essa plantinha possui folhas “gordinhas”, que funcionam como um reservatório de água, dispensando regas frequentes. Outra vantagem é que a espécie se adapta bem em ambientes bem iluminados e até de meia sombra, além de aguentar a incidência direta de raios solares nas suas folhas. 

Garanta já a sua Clúsia na Mamangava!

guaimbe-m-preguiça-terracota-2

5. Guaimbê

A nossa versão brasileiríssima da Costela de Adão não deixa nada a dever para a sua prima de origem mexicana. Fácil de cuidar, vai bem em ambientes internos e externos. A dica é garantir o mínimo de iluminação e realizar o “teste do dedinho” semanalmente para verificar a necessidade de rega. Caso uma folha fique mais amarelada, pode cortar. Elas são tão lindas que dá para colocar em um recipiente com água e usar como item decorativo em uma mesa de centro ou de jantar.

Garanta já o seu Guaimbê na Mamangava!