Qual a melhor água para regar suas plantas?

Por Mamangava | 15/8/2022 | Dicas e Cuidados

Diversos fatores influenciam no melhor desenvolvimento das plantas. Entre os principais, muito se fala sobre a importância do substrato e da luminosidade, mas não podemos esquecer que a água também é uma delas. Neste artigo, vamos explicar porque a água da chuva é a melhor opção quando o assunto é rega.

 

Por que a água influencia o crescimento das plantas?

Cada tipo de água possui uma quantidade diferente de minerais (como o cálcio e o magnésio), de alguns elementos químicos (como o cloro ou o flúor) e de alguns metais pesados.

 

Por que a água da chuva é a melhor para as plantas?

Não é coincidência que, durante a temporada de chuvas, as plantas cresçam mais rápido e com um aspecto super bonito. Isso acontece porque, quando a gota cai da nuvem, ela vai dissolvendo uma série de partículas que se encontram em suspensão na atmosfera. Entre elas, estão os nitratos livres – um composto riquíssimo em nitrogênio.

Essa substância, por sua vez, é rapidamente absorvida pelas plantas, contribuindo para o seu crescimento e para a produção de clorofila, potencializando assim a coloração verde.

Outra vantagem da chuva é que ela não possui cloro, como acontece nas águas tratadas. A longo prazo, o cloro saniliza a terra, desequilibrando a estrutura das plantas.

 

Em resumo, a água da chuva é ideal para as plantas porque:

  1. Contém substâncias nutritivas, principalmente nitrogênio, responsável pelo crescimento das plantas.
  2. Possui temperatura e pureza ideais.
  3. É livre de cloro, substância que desequilibra a estrutura das plantas.

 

Outras opções

Sabemos que nem sempre é possível oferecer água da chuva para as plantas, principalmente àquelas que ficam dentro de casa. Por isso, nossa indicação é investir em água filtrada, água mineral engarrafada ou água destilada na hora da irrigação.