Dicas para aderir à tendência urban jungle na decoração

Por Mamangava | 22/8/2022 | Dicas e Cuidados

Urban jungle. Do inglês, floresta urbana. Esse estilo nada mais é do que decorar a casa com muito verde vindo, trazendo para dentro de casa um pouco da natureza e criar a sua floresta particular. Além de deixar o ambiente muito mais bonito e charmoso, ter plantas em casa melhora a qualidade do ar, diminui níveis de estresse e ansiedade e deixa tudo mais agradável. 

A tendência tem ganhado espaço especialmente nas grandes cidades, onde é mais difícil ter contato com a natureza, e está longe de sair de moda no universo da decoração. Se você ainda não conhece o termo, ou mesmo se já conhece, e quer transformar a sua casa, vem conferir as nossas dicas. 

 

Neste post você vai descobrir:

  1. O que é urban jungle?
  2. Quais os benefícios de ter uma urban jungle em casa?
  3. Como ter uma urban jungle em uma casa com pouca luminosidade?
  4. Devo investir em flores ou folhas?

 

O que é urban jungle?

A ideia se tornou uma tendência a partir da falta que os moradores de grandes centros urbanos sentiam de conviver com a natureza, em meio às chamadas “selva de pedra” em que vivem. Daí em diante se tornou cada vez mais comum encher a casa com plantas.

 

Quais os benefícios de ter uma urban jungle em casa?

Investir em plantas na decoração de casa é uma decisão cheia de benefícios. Além de trazer a natureza para mais perto, você vai perceber que a atmosfera dos ambientes se tornará mais leve e refrescante. Mesmo quem mora em apartamentos pode usufruir de uma hortinha ou até de espécies frutíferas. Na Mamangava, por exemplo, você encontra espécies frutíferas em tamanho pequeno, como o Bonsai de Jabuticabeira.

Além disso, as plantas ajudam a limpar o ar dos ambientes, relaxam e ajudam a combater o estresse, contribuindo com a saúde dos moradores. 

 

Como ter uma urban jungle em uma casa com pouca luminosidade?

Sim! É interessante ter em mente que dá para montar uma decoração com plantas em qualquer ambiente da casa. Se você mora em um apartamento ou casa onde entra pouca luz natural, saiba que as plantas de sombra podem se adaptar muito bem a esse ambiente. São espécies como as marantas e os filodendros, sempre presentes na decoração dos adeptos da urban jungle. 

Neste link você encontra todas as espécies de baixa luminosidade disponíveis na Mamangava.

 

Devo investir em flores ou folhas?

 

Quando se fala em criar uma floresta urbana, é comum logo pensar em plantas com belas folhas, árvores vistosas e muito verde. E é justamente isso que norteia a tendência urban jungle.

Para chegar ao resultado que você imagina, a indicação é deixar que as folhagens sejam protagonistas. Então, dê preferência para composições e espécies que apresentam essa característica. O truque está em selecionar mais verde que o colorido das flores, mas sem deixá-las totalmente de lado. 

 

Conclusão

No post de hoje apresentamos algumas informações básicas para quem quer trazer a tendência urban jungle para dentro de casa. Para quem mora em grandes centros urbanos, montar uma selva particular ajuda a se reconectar com a natureza, além de trazer benefícios para a saúde e contribuir para um ambiente mais bonito e agradável.

Para quem não possui grandes ambientes iluminados, a dica é investir em plantas de baixa luminosidade. Também vale a pena caprichar nas espécies com folhas verdes e frondosas, que ajudam a trazer aquela sensação de tropicalidade que está em alta na decoração.

Quer ter plantas no banheiro? Pois saiba que é possível. O bambu da sorte é uma das opções, pois adora umidade. Além disso, segundo a filosofia do Feng Shui, é uma planta que traz boas energias. 

“No banheiro também podemos ter as zamioculcas, espadas de São Jorge e lança de Ogum, que são opções resistentes”, indica Luciano Zanardo.