O que é urban jungle? Conheça essa tendência que veio para ficar

Por Mamangava | 6/9/2022 | Urban Jungle

Residências cheias de verde, com plantas de diferentes tamanhos e espécies, posicionadas em ambientes variados. Assim pode ser definido o urban jungle, conceito muito em alta hoje em dia, sobretudo entre a geração de jovens adultos que conquistaram seus espaços. É como levar um ambiente externo para dentro de casa. 

O estilo nasceu para trazer a natureza para dentro dos lares e inseriu o verde na decoração como forma de gerar vida, aconchego e bem-estar nas moradias urbanas.

Além do verde como aspecto central, existe uma tendência de criar um local com materiais naturais, como madeira, palha e outros componentes. Mais que um estilo com regras definidas, é um movimento de recuperação por parte dos jovens adultos que, muitas vezes, ocupam seus próprios lares pela primeira vez.

Existem muitas formas de aplicar o urban jungle em seu lar, seja casa ou apartamento, espaçoso ou pequeno. Neste artigo, você vai encontrar:

  1. O que é urban jungle?
  2. Como a tendência surgiu?
  3. Para quem a tendência urban jungle é indicada?
  4. Quais os benefícios da tendência urban jungle?
  5. Como colocar a tendência em prática?

O que é urban jungle?

Em tradução livre, a tendência é conhecida como “selva urbana”. O estilo nasceu para trazer a natureza para dentro de casa e inseriu o verde na decoração como forma de gerar vida, aconchego e bem-estar nas moradias.

A premissa básica desse estilo é resgatar a natureza para dentro do cotidiano, sem comedimento. Optar por esse caminho é, de certo modo, permitir-se estar conectado ao verde em todo tempo, sem restrições. 

Como essa tendência surgiu?

As mudanças na sociedade são as grandes motivadoras para o surgimento do urban jungle. O motivo é simples: com um volume crescente de concreto e com cidades populosas, a natureza fica distante.

A busca por algo natural é um movimento que faz sentido. Isso vale para uma sociedade que está progressivamente conectada aos celulares e que pouco vê o mundo lá fora. Trata-se de uma tendência relativamente moderna.

Com o aumento das grandes construções e, consequentemente, do desmatamento, estamos cada vez mais afastados da natureza. Essa decoração, portanto, não tem um caráter apenas estético. A intenção inclui recriar o visual de uma floresta urbana e montar um ambiente único. No entanto, também tem a ver com bem-estar, sensação de satisfação e estímulo aos sentidos.

Para quem a tendência urban jungle é indicada?

Qualquer pessoa que esteja disposta a cuidar de plantas tem a chance de explorar essa possibilidade. Claro que a tendência caiu no gosto, principalmente, das pessoas que prezam pelo contato constante com o verde, que reciclam o lixo, alimentam-se com orgânicos e estão ligadas com causas ambientais e sustentáveis. Mas, não somente a eles. Gostar de estar em contato com a natureza e interagir com ela são pré-requisitos mais do que suficientes. 

O conceito é para todos dispostos a vivenciar esse universo de possibilidades, que estejam abertos a novas ideias e para aqueles que adoram  colocar a criatividade para fora, sem medo de ser feliz. 

Para quem deseja muito ter uma casa nesse estilo, mas não tem intimidade com plantas, pode pesquisar sobre os cuidados de cada tipo. Assim, dá para começar esse relacionamento que traz grandes benefícios.

Quais os benefícios da tendência urban jungle?

Além de deixar as residências com um visual aconchegante e bonito, as plantas exercem um poder positivo. Entre os benefícios estão as sensações de paz, calma e tranquilidade. O verde também purifica o ar e minimiza a incidência de ruídos exagerados, contribuindo com a saúde e o bem-estar das pessoas.

Como colocar a tendência em prática?

Um caminho interessante é combinar vasos de plantas de diferentes tamanhos, tanto pequenos quanto médios e grandes, e espalhar por toda casa, em todos os cômodos. As vegetações podem ser colocadas no chão, quando os vasos forem maiores, e também em prateleiras e mesas. 

Uma sugestão é variar ao máximo os tipos de plantas. Busque tipos de formas e tamanhos diferentes. 

Além das plantas, a natureza pode ainda se fazer presente de forma um pouco mais indireta. Por exemplo, usar móveis de madeira rústica e recorrer a outros elementos na formatação da decoração da casa, como bambu. 

Outro jeito é recorrer a elementos visuais que remetem à natureza. Pode ser um quadro na parede, almofadas no sofá, roupas de cama com estampa floral, louças com estampas de plantas na cozinha, entre outras coisas.

Conclusão

A tendência de urban jungle tem tudo a ver com a nova geração e seu interesse por elementos naturais e pela sustentabilidade. Com essas dicas, é possível adicionar florestas urbanas aos seus projetos de um jeito fácil e com excelentes resultados!

Escolha as plantas que melhor atendam aos seus espaços e rotina, defina elementos complementares e solte a imaginação para criar a sua própria selva dentro de casa.